Prof. Dr. Roberto
Monteiro de Oliveira
A pesquisa científica em um país como o Brasil e em uma região como a
Amazônia não pode partir de curiosidades. Esta postura leva ao diletantismo
acadêmico e científico com o dinheiro público. Além do que é preciso distinguir
cientista e pesquisador de curioso.
Decidido enfrentar o problema planejamos detalhadamente as ações,
estabelecemos diretrizes e prioridades, levantamos custos, determinamos tempo a
ser gasto, enfim procuramos planejar antecipadamente tudo que possa contribuir
para o êxito da pesquisa.
A elaboração do projeto de pesquisa – A experiência dos pesquisadores indica
alguns pontos de importância comuns na formulação dos projetos de pesquisa. É
claro que cada pesquisador acrescentará os pontos específicos inerentes a cada
projeto de pesquisa.
O título do projeto de pesquisa enunciado claramente já denuncia a
competência do pesquisador no encaminhamento que a pesquisa terá. Em seguida é
importante colocar a questão no contexto da área do conhecimento em que está
inserida e como vai se colocar no seio dos conhecimentos acumulados sobre o
assunto.
Para isso é importantíssimo o chamado Referencial Teórico ou Bibliografia
Básica Referencial ou simplesmente Revisão Bibliográfica. Isto quer dizer que o
pesquisador deve ler o que já foi produzido a respeito para evitar repetições,
apropriar-se de novos conceitos, de técnicas e metodologias para definir sua
nova contribuição.
Atualmente faz parte da metodologia científica o levantamento antecipado de
prováveis ou possíveis explicações que orientem o cientista a estabelecer
estratégias de ação e a concentrar esforços na busca da solução do problema ou
na descoberta de uma nova solução. São as hipóteses que devem ser formuladas
de maneira clara e objetiva, enunciadas de forma afirmativa e fundamentadas na
experiência adquirida e no conhecimento científico acumulado da ciência que se
está praticando.
O roteiro para o projeto de pesquisa - Para fins de iniciação na pesquisa um
projeto de pesquisa deve conter:
1 - Proposição do problema de pesquisa - o que? quando? onde?
2 - Justificativa e importância do estudo – porque é importante estudar a
questão proposta? Para que que vai servir a pesquisa?
3 - Objetivo – Aqui se diz com muita clareza e objetividade exatamente o
que vai ser feito.
4 - Meta (metas) – São os objetivos quantificados.
5 - Hipóteses – As possíveis explicações para o fato. As prováveis
possibilidades de explicações que orientarão a pesquisa.
6 - Material e técnicas e/ou métodos – O que vai ser necessário para
realizar a pesquisa. É necessário verificar a existência dos recursos técnicos,
instrumentos e materiais para a realização dos experimentos e etc....
7 – Orçamento - Custos - quanto? A avaliação dos recursos econômicos
disponíveis e necessários para desenvolver a pesquisa é fundamental para
orientar uma série de decisões para viabilizar o bom êxito da pesquisa.
Determinar o mais exatamente possível quanto vai custar cada ação a ser
realizada.
8 – Cronograma de realização do projeto: Cada projeto tem suas
especificidades. Cada pesquisador deve elaborar seu cronograma de atividades de
acordo com suas atividades prioritárias e necessidades específicas. O cronograma é um instrumento fundamental e
indispensável para realização do projeto de pesquisa.
8 - Bibliografia básica referencial ou Revisão bibliográfica, ou
simplesmente Revisão Bibliográfica: quem já fez o que a respeito? Todos os
livros, revistas consultados podem ser citados na Bibliografia.
A questão da amostra - Definido o projeto parte-se para sua execução. Frequentemente o pesquisador, por
diversas razões, se depara com situações em que um levantamento completo do seu
objeto de pesquisa não é possível sendo necessário utilizar uma amostra.
- amostra é uma parte representativa de uma população.
- população é um conjunto de elementos com uma característica comum.
- toda amostra tem que ser aleatória,
ou seja tem que se dá a cada membro da população uma oportunidade igual de se
tornar membro da amostra.
- toda amostra tem que ser representativa
ou seja os elementos que compõem a amostra tem que ter as mesmas
características da população.
- amostragem - é o processo de retirada da amostra.
Valer-se da amostragem é uma prática comum entre os pesquisadores.
Decidindo-se pela a utilização da amostragem em sua pesquisa o pesquisador tem
que decidir o tamanho da amostra que é basicamente função do número de
indivíduos componentes da população.
Regra geral, é que quanto maior o número de indivíduos na população,
proporcionalmente menor o número de indivíduos que devem ser selecionados pela
amostra.
Quanto maior o grau de precisão desejado, maior deve ser a amostra. Os
livros de estatística apresentam tabelas para a determinação das amostras.
Reproduzimos aqui uma tabela, em que, a partir do tamanho de N (número de
indivíduos que compõem a população), nos dá o tamanho de A (número de
indivíduos que devem compor a amostra), com a qual poderemos facilmente
trabalhar.
Este cronograma
que apresentamos aqui é fictício, para fins didáticos. Cada projeto tem suas especificidades.
Cada pesquisador deve elaborar seu cronograma de atividades de acordo com suas
atividades prioritárias e necessidades específicas. Este cronograma divide o
tempo por quinzenas. Pode-se dividir o tempo por semanas ou como se achar mais
conveniente. Algumas atividades podem ser concomitantes ou seja podem ser executadas
ao mesmo tempo. O cronograma é um
instrumento fundamental e indispensável para realização do projeto de pesquisa.
Conclusão - Este trabalho foi elaborado para resolver uma
situação específica que foi resolvida satisfatoriamente. Os interessados podem
aprofundar muito mais seus conhecimentos pois existe uma fartíssima produção
acadêmica a este respeito. De qualquer forma ficarei agradecido e feliz se estas
informações puderem ajudar outras pessoas aproveitando alguma coisa do que foi
apresentado.
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